domingo, 10 de agosto de 2008

Professor blogeiro

Há tempos uma interrogação vagueia os corredores das escolas. Como ensinar em meio a tamanha balburdia que virou a sala de aula, para alunos que não se mostram dispostos a aprender?
Não temos experiências ainda no campo virtual, porque as oportunidades estão surgindo agora com a disponibilização de Laboratório de Informática.
Com as leituras que temos realizado sobre as ferramentas que estão à disposição no mundo virtual acreditamos que professores e alunos estão a inaugurar uma nova relação. Relação esta muito salutar na construção do conhecimento para as novas gerações.
Dentre estas ferramentas está o blog, meio pelo qual o aluno exercita a leitura e o estudo. Aprende a discutir, interagir com os outros e a formar opinião.
O professor passa a ser um condutor dos trabalhos, não mais o único que detém o saber. O aluno pode discordar das informações do professor porque é remetido a buscar um universo grande de novas maneiras de ver a mesma coisa.
O blog revolucionou a sala de aula. O aluno não mais é estudante de quatro horas diárias. Passou a ser de tempo integral, ou seja, o tempo de estudo vai depender do nível de curiosidade que ele terá sobre o assunto estudado.
Temos a lamentar, não o fato de nós só agora estarmos sendo atingidos pelo mundo virtual, através dos Laboratórios de Informática que estão chegando, mas pelo número acanhado da população brasileira já incluída neste mundo.

2 comentários:

minhas descobertas disse...

Algo que me inquieta e que abordaste no final do teu texto,é a situação dos inúmeros alunos que ainda não tem acesso ao mundo virtual!

- Ariane disse...

senhor Roque sou a nanny,aluna da prof iloni,estou lhe escrevendo só para lhe dizer q o senhor tem uma mulher fantástica!abraxux